sexta-feira, 2 de novembro de 2007

PENSANDO MATEMÁTICA!!


AS CRIANÇAS PRECISAM CONSTRUIR ALGUNS CONCEITOS QUE SERÃO ÚTEIS POR TODA SUA VIDA ESCOLAR. PARA ISSO LANÇAMOS MÃO DE JOGOS QUE AS FIZESSEM PENSAR E COLOCAR EM PRÁTICA AS HIPÓTESES QUE JÁ TINHAM, PROPICIANDO SITUAÇOES DE VIVÊNCIA DE NOVOS CONCEITOS ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS.
1. SE PROPÕE UM JOGO (SE BRINCA)
2. SE COLOCA EM JOGO SEUS CONHECIMENTOS
3. OS ALUNOS TESTAM SUAS HIPÓTESES
4. VALIDAM OU NAO SUAS HIPÓTESES
5. REGISTRAM SUAS DESCOBERTAS (RELATÓRIOS)
6. GENERALIZAM SEUS CONHECIMENTOS (RESOLUÇAO DE OUTRAS PROPOSTAS DE TRABALHO)


CONCEITOS TRABALHADOS
1. CONSTRUÇAO DO NÚMERO
2. AMPLIAÇAO DO CAMPO NUMÉRICO
3. ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO SIMPLES E COM REAGRUPAMENTO
4. MULTIPLICAÇAO E DIVISAO
5. CONSTRUÇAO DE GRÁFICOS
6. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
7. PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO
8. DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS
9. APRENDER A JOGAR EM GRUPO
10. ATENÇAO, CONCENTRAÇAO, COLABORAÇAO...






JOGO DAS CENOURAS
JOGO CONSTRUIDO PELOS ALUNOS.

PRODUÇÃO DE RELATÓRIO

IDENTIFICAÇAO DE NUMEROS MAIORES E MENORES

AMPLIAÇÃO DO CAMPO NUMÉRICO



QUEM MATOU THAIS??

APROVEITANDO O FINAL DA NOVELA PARAÍSO TROPICAL
FIZEMOS NOSSAS APOSTAS!

OBJETIVO: POSICIONAMENTO, DEFESA DE ARGUMENTO,

CONSTRUÇAO DE GRÁFICO.










JOGOS LIVRES NA SALA


DESENVOLVENDO A ATENÇAO, CONCENTRAÇAO, PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO, CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS...










JOGO DO MATERIAL DOURADO

APRENDENDO A TRABALHAR COM UNIDADE - DEZENA E CENTENA

FAZENDO OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇAO COM REAGRUPAMENTO

(MATERIAL DOURADO / BASE DEZ)






JOGO DE MULTIPLICAÇAO


COMPREENSAO DA ESTRUTURA LÓGICA DA MULTIPLICAÇAO
JOGO E CONSTRUÇÃO DE RELATÓRIO




CULINÁRIA NA SALA DE AULA

APRENDER A LIDAR COM MEDIDAS

FAZER CÁLCULOS

DOBRAR A QUANTIDADE DA RECEITA





JOGANDO DORMINHOCO

JOGO DE CARTAS ENVOLVENDO ATENÇÃO E CONCENTRAÇAO!!!







DESAFIO MATEMÁTICO!!

PROBLEMAS PARA SEREM RESOLVIDOS

ENVOLVENDO VÁRIOS PRINCÍPIOS DA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO E MULTIPLICAÇÃO.





jogo dos copos e dos canudinhos

jogo para compreensao do princípio multiplicativo.
como jogar: joga-se o dado duas vezes, uma para saber quantos copos irá comprar e outra para saber quantos canudinhos irão colocar em cada copo. após fazer relatório: desenhar e escrever as frases matemáticas de mais e vezes.



montagem de painel - tabuada do 5

cada criança contornou sua mão e fizemos a tabuada do 5

expressando nas frases de matemática de vezes (multiplicaçao) e de mais (adiçao)




TANGRAN = quebra cabeça de origem chinesa que possibilita o desenvolvimento do pensamento, da imaginaçao, da forma de ver os objetos, trabalha as figuras geométricas, a cooperaçao...


BRINCANDO DE SER PROFESSOR





























OS ALUNOS FORAM CONVIDADOS A ELABORAREM UMA ATIVIDADE PARA QUE OS DEMAIS A COPIASSEM E RESOLVESSEM. CADA "PROFESSOR" PASSOU O EXERCÍCIO NO QUADRO E CORRIGIU NO CADERNO DOS SEUS "ALUNOS".














* OBJETIVO DA ATIVIDADE É FAZER COM QUE OS ALUNOS MOBILIZEM SEUS CONHECIMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE ENUNCIADOS E EXERCÍCIOS. APRENDAM A VER A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL NO QUADRO E NO CADERNO E VIVENCIEM UM OUTRO LUGAR...






ATRAVÉS DA ATIVIDADE ESCOLHIDA PELO ALUNO É POSSIVEL IDENTIFICAR EM QUE NÍVEL ELE ESTÁ.